Será que vale a pena fazer intercâmbio de 1 mês?

Será que vale a pena fazer intercâmbio de 1 mês?

Para falar a verdade, eu fiquei 6 meses em Toronto, mas minha ideia era passar apenas um mês no intercâmbio, fazer um curso rápido de inglês e aproveitar as férias.

No final, como comentei acabei ficando mais, mas será que se eu ficasse apenas 1 mês ainda valeria a pena?

Hoje vou esclarecer essa dúvida, principalmente para aqueles que realmente não possuem tempo e/ou dinheiro para permanecer mais tempo. 

focus on health, Será que vale a pena fazer intercâmbio de 1 mês?

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nômade digital, sempre tive o sonho de viajar e conhecer cada porção do mundo: lugares, culturas, pessoas e gastronomias…

Eu tenho essa paixão por novidades desde meus 15 anos, quando surgiu o desejo de viajar. Depois de mais de 18 anos com isso apenas na cabeça eu comecei a acreditar nesse sonho como algo que realmente poderia acontecer, foi quando eu reorganizei minha vida, juntei dinheiro, conquistei clientes que me oferecem flexibilidade e fui para essa aventura.

Hoje eu sou nômade digital, você sabe O que é ser nômade digital?

Trabalho com Marketing Digital, uma das áreas mais flexíveis seja para atender os seus próprios clientes ou para abrir negócios online, conheça mais no meu site caranaue.com onde tem muitas matérias sobre o assunto.

Graças a essa flexibilidade, realizei uma longa viagem pela América do Sul no último ano passando por mais de 140 cidades em 5 meses e vou contar um pouco desta jornada por aqui, acompanhe!

E siga o projeto O Mundo em Lanches no Instagram porque em breve continuo a viagem pelo Brasil! Além de me dar uma força para seguir nessa jornada 😉

Voltando ao assunto da publicação, para falar sobre isso com mais certeza, eu conversei com vários amigos meus que fizerem apenas 1 mês.

De forma geral, todos gostaram do intercâmbio de 1 mês e perceberam mudança significativa em seus inglês.

ruas de toronto

Começo com o depoimento de Jimena Nicolai, formada em Relações Internacionais, que trabalha como bancária e é de Santo André, SP. Ela passou um mês aqui em Toronto fazendo um curso intensivo, e já chegou com uma boa base do idioma:

“Um mês valeu muito a pena sim, mas acredito que vale mais para quem já tenha alguma noção do idioma e esteja disposto a aprimorá-lo. Eu me via obrigada a usar o inglês diariamente mesmo com as pessoas da minha própria língua, pois no grupo sempre havia estudantes de outras nacionalidades, isso é muito bacana. Eu aprendi bastante, principalmente na fluência e na parte gramatical que, pelo menos aqui no Brasil, é importante para poder, até mesmo, escrever uma carta, coisa que muitas empresas pedem na hora de selecionar candidatos. Fiquei muito empolgada com a viagem que fiz, ano que vem viajarei mais um mês, mas desta vez para outro país, Irlanda ou Inglaterra talvez. Recomendo a todos que têm pouco tempo e dinheiro fazer uma viagem de um mês, é uma experiência incrível e um ótimo investimento.”

parque em toronto, Será que vale a pena fazer intercâmbio de 1 mês?

Em segundo lugar trago Rodrigo Pavão, formado em Economia, ele ficou um mês em Toronto: 

“Olha, para mim a experiência valeu muito a pena. Primeiro porque viver a cultura canadense por um mês valeu por vários meses. Para você ter uma ideia, eu subi três níveis na escola onde eu estudo. Melhorei muito meu listening, que era meu objetivo, e destravei na hora de falar. Além disso, tem a viagem, as amizades, as experiências de viver sozinho em um outro país longe de amigos, família, etc. Sem dúvida, recomendo a experiência, ainda que curta, mas muito valiosa.”

E, por último trago Leonardo Paloni, estudante de Comério do Exterior:

“Gostaria de dizer que um mês foi suficiente para Toronto, que aliás, é minha cidade favorita no mundo. Já tinha estudado inglês por alguns anos no Brasil, no entanto, é difícil encontrar alguém para praticar conversação. Quando cheguei a Toronto conheci um monte de pessoas de diferentes nacionalidades, e considero este ponto a parte mais inesquecível. Pessoas de todo o mundo, japoneses, mexicanos, coreanos, árabes, argentinos, todos juntos. Coincidentemente, eu fui para Toronto durante a Copa do Mundo, e pude ver como pessoas de outros países gostam do Brasil. Ao mesmo tempo, consegui melhorar meu inglês, e o intercâmbio foi muito importante para minha carreira profissional. Claro, não posso esquecer de todos os lugares e cidades diferentes que visitei. Tive bastante tempo para conhecer Quebec, Montreal e Ottawa, aproveitando cada momento com os meus colegas da escola. Então, posso sugerir um curso de um mês, pois eu realmente gostei e quero voltar em breve. Uma dica é evitar manter contato com pessoas de sua nacionalidade. Você vai precisar aprender o comportamento de outras culturas e praticar o idioma inglês.” 

Inscreva-se, acompanhe as novidades e em breve meu livro 🙂

* indicates required

Contudo, eu recomendo muito um intercâmbio, pois oferece experiências inimagináveis e muito agregadores tanto, profissionalmente, quanto socialmente e individualmente. Existem paisagens lindas, pessoas incríveis, passeios indescritíveis e momentos que você só viverá se encarar essas aventura, além disso o nosso inglês evolui demais.

desenho de toronto

Mesmo que por 1 mês, vale muito a pena! Pode ser uma alternativa de melhorar seu inglês e aproveitar uma férias. 

Seria muito interessante mostrar mais alguns relatos. Se você fez intercâmbio no Canadá por 1 mês, estudando em Toronto, diga-nos: como foi? Gostou? Aprendeu bastante neste período? O custo-benefício compensou?

Ou se você ainda vai passar um mês, o que espera desta experiência?

Leia também o post Vai passar 1 mês em Toronto? Diga-me com quem andas e te direi o quanto saberás!

Quer saber quanto custa um intercâmbio de 1 mês em Toronto? Clique aqui.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments