Cidades Históricas de Minas, Barbacena e a roça
Casas Históricas de Tiradentes

Cidades Históricas de Minas, Barbacena e a roça

Cidades Históricas de Minas, Barbacena e a roça, muitas experiencias em poucos dias.

Meus planos para conhecer as cidades histórias de Minas mudaram um pouco quando uma amiga me colocou em contato com um amigo dela de Barbacena, saiba como foi.

Estava seguindo viagem tranquilo quando tive uma oportunidade

Em meu segundo ou terceiro dia de estrada por Minas Gerais a Cathy (uma amiga americana que morou no Brasil por 2 anos) me indicou o Cláudio, amigo dela que eu já tinha conhecido em uma ida para o Rio de Janeiro há alguns anos atrás.

Ele me ofereceu um colchão de ar em sua sala em Barbacena, cidade que fica próxima a algumas cidades históricas de Minas. 

>> Veja outros lugares que passei em Minas Gerais

Como foi o percurso até Barbacena

Então sai de Capitólio (saiba como foi) por um longo dia de estrada até Barbacena.

São João de Rei, cidades históricas de minas Gerais
Passagem rápida por São João del Rei

Neste percurso passei por uma das, cidades históricas de minas, São João del Rei e aproveitei para dar uma volta rápida conhecendo algumas casas tombadas e pela frente da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Para variar, tomei um café e continuei meu rumo porque ainda tinha mais uma hora de estrada pela frente.

Bar do Levi em Barbacena, Minas Gerais
Bar do Levi

>> Leia também: o que é Worldpackers e como funciona

Chegada em Barbacena com bar regional

Chegando em Barbacena encontrei o Cláudio no centro da cidade, passamos em um bar bem botecão mesmo que ele disse ser legitimamente Italiano, o Bar do Levi, e depois fomos para sua casa, uma casa toda de madeira, bem legal, próxima às montanhas. 

Casa de Madeira em Barbacena
Casa de madeira em Barbacena, MG

A ideia de ficar em Barbacena, além da economia, era conhecer algumas das cidades Históricas de Minas, como Tiradentes.

Tinha visto sua rica gastronomia no programa Tempero na Mochila, do Pedro Benoliel, mas no final acabou muito corrido para o meu projeto O Mundo em Lanches pois decidi ir para a roça onde a família do Cláudio tem um sítio.

Então dei uma volta rápida por Tiradentes, almocei em um self service com comida regional nada demais e voltei para Barbacena.

cidades históricas de minas Gerais - Tiradentes
Tiradentes, MG

Saímos em direção ao sítio ainda de dia para buscar a mãe do meu colega e aproveitar a claridade na estrada de terra. 

Cidades Históricas de Minas Gerais e a Roça Mineira

Mercearia do Adilson
Mercearia do Adilson

Chegamos na roça quase que indo direto para a mercearia do Adilson encontrar o tio do Cláudio que estava passando uns dias por lá.

A mercearia era bar também, mas bem simples.

Tivemos que iniciar o ritual tomando uma cachaça e depois fomos para a cerveja, na ocasião foi a Kaiser (eu gosto), a garrafa de 600ml por R$ 4,50, preço de interior – em SP é difícil achar cerveja com esse preço, se bobear nem o revendedor paga isso.

cidades históricas de minas - Estrade de Terra a no interior de Minas Gerais
Acesso à fazendo, conhecida como Roça.

Dia de roça

O domingo foi bem tranquilo, bem tranquilo mesmo.

Demos uma volta no sítio para tentar resolver o problema da água, que mesmo tendo uma fonte interna está em falta por conta do período de seca.

Depois passei algumas horas olhando o gado pastar.

a roça em minas gerais
a roça

Na estrada de volta, já anoitecendo, passamos por um rebanho de gado sendo locomovido pela rodovia mesmo, segundo eles isso não é normal por lá não, então foi sorte.

Com o Cláudio na tradicional foto registo

>> Veja mais viagens
>> Ou se preferir algumas Dicas de Viagem
>> E acompanhe minha volta pelas Américas no Instagram O Mundo em Lanches

Cidades Históricas de Minas, a roça mudou os planos

Confesso que minha ideia em passar pelas cidades históricas de Minas não era pela história e sim para tentar me envolver mais com a gastronomia local, sem sucesso pois ficou muito corrido.

Mas a ida à roça foi gostosa e uma experiencia difícil de conseguir, valeu muito a pena.

Rodrigo Schmiegelow em Bariloche
Bariloche, Argentina

Sou Rodrigo Schmiegelow (Schmi), publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América (acompanhe no Instagram) para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos.

Schmiegelow

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América - do Ushuaia ao Alaska - para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches, onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos. E é só o começo, o plano é conhecer o mundo e trazer tudo para você! Acompanhe!

Deixe uma resposta