9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais Viagem de Moto
9 cidades incríveis para conhecer em Minas Gerais viagem de moto

9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais – Viagem de Moto

Fiz uma viagem de moto por minas de mais de 2 mil quilômetros saindo de São Paulo e listei 9 cidades incríveis para conhecer em Minas Gerais.

>> Read this post in English

Rota viagem de moto por Minas Gerais

Este estado parece um país de tão grande e de tanto que muda entre seus extremos:

Muda cenário, muda gastronomia e até mesmo o perfil das pessoas.

Essa viagem de moto por minas eu fiz sem planejamento, a ideia era descobrir o próximo destino a partir de dicas de pessoas que conhecia no último lugar em que fiquei.

canions-de-capitolio
Os Cânions de Capitólio Minas Gerais

Para ter uma ideia, a primeira parada seria Extrema, a única que eu planejei antes de sair, mas perdi a segunda entrada na estrada e segui meu rumo sem nem olhar para trás.

Só no improviso

E que experiência, passei por cidade mineiras com natureza exuberante no campo e na montanha, cidades estruturadas apenas como polo regional, cidades pequenas e gostosas e as famosas cidades históricas pegando de moto um trecho da Estrada Real.

Comi muito, a rica gastronomia encantou, conheci até a Dona Francisquinha uma senhora que recebe as pessoas em seu próprio rancho e vou contar melhor mais para baixo.

Antes de continuar, deixe eu me apresentar:

Sou Rodrigo Schmiegelow

Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches
Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches, conheça o projeto.

Publicitário especializado em Marketing Digital e atualmente Nômade Digital, isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.

Inclusive é por isso que posso ter experiências incríveis como essa, Cidades para conhecer em Minas Gerais.

Iniciei uma viagem pelo mundo para conhecer lugares, culturas e culinárias regionais e vou trazer grandes surpresas a partir dessas experiências.

Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e Facebook e acompanhe todas as novidades.

Viagem de Moto passando por Uruguai, Argentina e Chile

Comecei essa jornada de moto pela América e vou continuar por bastante tempo.

Consegui me tornar nômade digital porque desenvolvi a Metodologia Marketing Digital 5.0 que me oferece essa flexibilidade!

Estou compartilhando um pouco deste conhecimento para pessoas que também querem ter essa flexibilidade atendendo os próprios clientes.

Você pode saber mais sobre a Metodologia nesta matéria no blog da caranaue, minha empresa dessa área.

A partir da minha experiência também criei o e-book Mentalidade Empreendedora que mostra um pouco da mentalidade dos empreendedores de sucesso.

Você pode baixar grátis clicando aqui: Mentalidade Empreendedora, é um material muito legal, você vai gostar!

Aproveite o restante do conteúdo.

Está curioso para saber mais sobre esta Viagem de Moto por Minas?

Então vamos às 9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais

Depois de não conseguir entrar em Extrema e atravessar:

• Camanducaia – cidade pequena e simples, com a praça e a igreja central e um pequeno centro comercial de alguns quarteirões
  • Ribeirão Fundo
  • Bueno Brandão – onde almocei um prato feito simples de contra filé com arroz, feijão e macarrão
  • Ouro Fino

E todas as variações de cidades com nome Poços possíveis e imagináveis cheguei em:

1. A primeira cidade da lista: Poços de Caldas

Essa que é uma das cidades para conhecer em Minas Gerais é muito famosa por suas águas termais naturais.

Muitas das fontes foram transformadas em parques fazendo a diversão das crianças têm águas com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais (não sei bem o que significa mas) são muito boas para a saúde, além de revigorantes.

Viagem de Moto por Minas: Estradas de Chão
Estradas de Chão em Minas

Por toda essa quantidade de água e por estar situado em uma região vulcânica já extinta, além de águas quentes, é possível encontrar muitos rios e cachoeiras.

E como toda cidade católica, tem um cristo redentor no alto de uma montanha com bela vista da cidade.

Tive uma boa e rápida conexão com a dona do hostel que fiquei hospedado que me indicou o caminho a seguir até meu próximo destino: Capitólio.

Mas antes tive uma das melhores surpresas da viagem!

Ao passar em uma padaria em Tapiratiba e contar para a dona sobre o meu projeto O Mundo em Lanches, além dela me dar um polvilhão (um biscoito de polvilho gigante que fazem até lanches), ela me indicou a Dona Francisquinha.

2. Guaxupé – Rancho Franel da Dona Francisquinha

Como a moça da padaria não me passou o endereço certinho, cheguei na entrada de Guaxupé e sai perguntando onde é o Rancho Franel da Dona Francisquinha (saiba mais), quando a cidade é pequena todo mundo se conhecer.

Fui chegando mais perto, perguntando para um, para outro, até parar a moto dentro da casa dela.

Rancho Franel Dona Francisquinha

Ela me recebeu muito bem! Como cheguei de última hora sem avisar ela já estava preparando almoço.

Para complementar tirou uma galinha caipira do freezer e esquentou uma carne de lata, a especialidade da casa.

A carne de lata é uma conserva de carne de porco que fica dentro de uma lata com a própria gordura. É muito bom!

Comi muito e também ouvi muita história de vida, principalmente o grande momento em que o Olivier Anquier passou por lá em um episódio de seu programa de gastronomia e viagem.

Deixei a comida assentar um pouco e segui viagem para uma das próximas cidades para conhecer em Minas Gerais:

3. Capitólio e seus Lindos Cânions

Uma cidade bonita e bem organizada, muito conhecida pelos lindos cânions que tem por lá.

O turismo para conhecer os cânions ganhou mais força nos últimos 3 anos e com isso mudou a vida de muita gente.

Este é o tipo de história que mais se ouve por lá.

O maior exemplo é o do Gilson, do Gilson Passeios Náuticos, que era caseiro e hoje é empresário com 10 lanchas fazendo tour em Capitólio.

Tive a oportunidade de conhecê-lo me dando carona com uma amiga do hostel até o passeio.

Os Cânions de Capitólio

Ele contou um pouco como rala para ser “patrão”.

Com certeza os cânions foram o motivo inicial para eu ter passado por essa linda cidade de minas e a grandeza e beleza são impressionantes. Imperdível!

Por lá fiquei duas noites e neste meio tempo recebi um convite para passar uns dias em Barbacena, na casa de um colega, um amigo de uma amiga que eu tinha conhecido em uma viagem para o Rio de Janeiro.

Então continuei minha viagem de moto por Minas, dessa vez rodando muitos quilômetros e passando por uma cidade histórica antes de Barbacena:

4. São João del Rei, a primeira cidade histórica que eu passei em minha viagem de moto por Minas

É uma das maiores cidades setecentistas mineiras.

Com esse título já dá para perceber que é uma cidade grande e bem histórica.

Para chegar lá peguei um trecho da famosa Estrada Real, mas por ser dia de semana, estava tudo fechado então parecia uma estrada normal de chão.

Igreja Nossa Senhora do Carmo, São João del Rei

Passei por algumas casas tombadas e pela frente da Igreja Nossa Senhora do Carmo, muito bonita e imponente com uma bela praça na frente.

Tomei um café para energizar e continuei meu rumo.

5. Barbacena, uma cidade média com poucas lembranças históricas

Perto da maioria das cidades que conheci, Barbacena já pode ser considerada grande – leais mais.

De uma ponta a outra levei algumas horas para percorrer passando por muita área urbanizada, trânsito e centro comercial com lojas de grandes redes.

viagem de moto por Minas: Barbacena

O que mais gostei lá foi o pão de queijo recheado e super barato que comi no centro, estou procurando o nome do lugar.

Lógico que valeu a experiência, mas como foi mais uma cidade hospedagem, não aproveitei tanto.

6. A Roça em Antônio Carlos

Em uma viagem de moto por Minas descobrindo cidades para conhecer em Minas Gerais não poderia faltar um rancho na Roça.

Este amigo que me recebeu em Barbacena costumava passar o final de semana em uma fazenda familiar no meio do mato.

Resolvi me juntar à ele e passar um final de semana por lá.

Depois de quase uma hora de estrada de terras chegamos na fazenda.

Deixamos as coisas na casa que era uma construção bem tradicional antiga com piso de madeiras que rangiam com o caminhar internamente e com seu charme dos anos 1960 por fora e descemos para a Mercearia do Adilson.

Cidades para Conhecer em Minas Gerais

Uma mercearia que também é bar, tomamos uma cachaça e umas cervejas com os vizinhos da roça.

No dia seguinte ajudei ele e o tio arrumarem a bomba d’água porque a água não estava chegando na casa.

A mãe dele também cozinhou alguns pratos bem simples e deliciosos no forno a lenha.

E depois foi só passar o tempo, andando pela região.

Já estamos terminando a lista das 9 cidades incríveis para conhecer em Minas Gerais.

Perto de Barbacena também passei por:

7. Tiradentes, para quem gosta de história, uma das melhores cidade para conhecer em Minas Gerais

Eu gosto de cidades históricas, mas não são minha preferidas.

Mesmo assim Tiradentes é encantadora com sua arquitetura da era colonial barroca espalhada por tudo quanto é canto.

A principal parte turística da região é bem concentrada, é possível fazer caminhando tranquilamente.

Tiradentes também é conhecida pela rica gastronomia, além da tradicional mineira há um movimento contemporâneo, mas não tive tempo de conhecer.

9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais: Casas Históricas de Tiradentes
Casas Históricas de Tiradentes

A Igreja Matriz de Santo Antônio fica no alto de uma montanha, e além de ser muito bonita, oferece uma bela vista da cidade.

Depois de tanta cidade histórica mudei um pouco o perfil com a indicação do meu amigo que me receber por lá, fui para:

8. Conceição do Ibitipoca e seu lindo parque estadual

Mais algumas horas de estradas com boa parte dela sendo de chão em minha viagem de Moto por Minas.

Belas paisagens e poucas, pouquíssimas opções de paradas já que era segunda feira e mesmo sendo mais um trecho da Estrada Real quase todos os sítios e restaurantes que a beiram estavam fechados.

cachoeira dos macacos parque nacional do ibitipoca viagem de moto por minas
Cachoeira dos Macacos – Parque Estadual do Ibitipoca

Até entrei em um sítio restaurante com a porteira aberta mas a dona muito atenciosa me falou que só abriam de domingo, pelo menos consegui um pouco de água gelada por lá.

Depois de muito chão, literalmente muita estrada de chão – de terra mesmo, cheguei em Conceição do Ibitipoca, uma cidade pequena mas bem bonita.

Por pouco deixei de ir no Parque Estadual de Ibitipoca porque o dia amanheceu fechado.

Ainda bem que fui, me surpreendi muito com as cavernas, cachoeiras, rios e a vista, que mesmo com o tempo fechada mostrava seu potencial.

Cheguei até a entrar no lago formado após a Cachoeira dos Macacos, a água congelante foi boa para deixar de sentir um pouco do frio que estava fora dela naquele dia.

No dia seguinte acordei cedo rumo ao meu próximo destino, indicação do novo amigo que fiz na cidade:

9. Maringá de Minas, mais gastronomia

Sul de Minas Gerais, na divisa entre este estado e o Rio de Janeiro.

Tipo criança mesmo, mas nesta cidade minha maior diversão foi ficar atravessando a ponte, hora estava em Maringá da Bocaina de Minas, hora em Maringá de Visconde de Mauá (Itatiaia) no Rio de Janeiro.

9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais: Maringa de Minas Gastronomia Rio Preto
Miranga de Minas

Outra cidade da serra, igual a Conceição do Ibitipoca.

Juntando a frente fria que chegou, a temperatura estava bem baixa.

Então não tive coragem de ir até as cachoeiras.

Além do frio, uma chuva fraca incomodava e as estradas para as cachoeiras são de terra, como eu já tinha tomado um tombo na lameira no dia anterior, preferi ficar na minha e tirar um dia para descanso.

A cidade surpreendeu por sua gastronomia. Não tinha os preços acessíveis da maioria dos outros lugares que passei por Minas pois é uma região muito turística, mas valeu muito a pena!

Quero voltar para conhecer a natureza da região.

Essas são as 9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais

que passei em minha viagem de moto por Minas

Você tem mais dicas? Me fala ai 🙂

Schmiegelow

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América - do Ushuaia ao Alaska - para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches, onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos. E é só o começo, o plano é conhecer o mundo e trazer tudo para você! Acompanhe!