12 imperdíveis livros sobre viagem

12 imperdíveis livros sobre viagem

Se está buscando inspiração, vai gostar dessa lista com os 12 imperdíveis livros sobre viagem.

São 12 imperdíveis livros sobre viagem mais dois livros que vão fazer você viajar e um bônus especial que é livro e também filme. 

Se curte esse tipo de assunto, recomendo que leia Aplicativos de viagens

Mas o que é um livro de viagem? Um relato de alguém que viajou ou uma história que nos faz viajar para algum lugar que nunca fomos antes? 

Eu acho que são as duas coisas. Então, antes de entrar na lista com os 12 imperdíveis livros sobre viagem, dou duas dicas de livros que vão te fazer ir muito longe. 

O que vai encontrar neste texto:

10 livros imperdíveis sobre viagem

  1. Viajando com Charley, de John Steinbeck
  2. Crónicas na Bagagem
  3. A estrada dá tudo que você precisa
  4. A viagem de Mucuvinha: Rumo ao fim do mundo
  5. Viagem ao Centro da Terra
  6. Não conta lá em casa 
  7. De Cape Town a Muscat: Uma aventura pela África
  8. Dois no mundo
  9. Cem dias entre céu e mar
  10. Mas você vai sozinha?
  11. Diários de Bicicleta
  12. A Caminho do Atacama
  13. Bônus que é livro e filme

2 livros bônus que te fazem viajar muito, vão vir antes dos 10 sobre viagem

  1. O Caçador de Pipas
  2. A Meninas que Roubava Livros
  1. O Caçador de Pipas

Autor: khaled hosseini

O primeiro deles e meu livro favorito é o Caçador de Pipas, ele conta a história de um garoto que morava no Afeganistão quando o Talibã começou a dominar o país (estou sendo simplista com os acontecimentos políticos). 

O livro ilustra muito bem o pré e pós guerra nos fazendo visualizar como o país era organizado e cheio de oportunidades antes e como as pessoas lutaram para sobreviver e buscar uma vida diferente depois que o país começou a ser destruído, na maioria das vezes essas pessoas tinham que deixar a região. 

A trama conta a história de Amir, atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo, Hassan. 

Recomendo muito a leitura, você pode encontrar neste link da Amazon. 

  1. A Menina que Roubava Livros

Autor: Markus Zusak

Um outro livro que mudou muito minha percepção sobre os alemães da segunda guerra mundial foi A Menina que Roubava Livros. 

A história se passa em uma cidade do interior da Alemanha e também mostra como os cidadãos comuns, mesmo sendo contra o Nazismo, tiveram que aceitar o poder imposto. 

Mostra também a luta e formas como alguns cidadãos conseguiram ajudar outros mesmo sendo muito arriscado. 

Uma viagem no tempo que ilustra de forma sem igual como era a cidade onde a história passa, é possível visualizar muito bem e viver uma história de uma família comum neste que foi um dos piores períodos da história. 

A trama se passa com a trajetória de Liesel Meminger contada por uma narradora mórbida que pode ser a própria morte mostrando como a menina escapa dela algumas vezes. 

Também está disponível na Amazon através deste link:

Pode ter certeza que estes dois livros vão fazer você viajar para longe. 

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nômade digital, sempre tive o sonho de viajar e conhecer cada porção do mundo: lugares, culturas, pessoas e gastronomias…

Eu tenho essa paixão por novidades desde meus 15 anos, quando surgiu o desejo de viajar. Depois de mais de 18 anos com isso apenas na cabeça eu comecei a acreditar nesse sonho como algo que realmente poderia acontecer, foi quando eu reorganizei minha vida, juntei dinheiro, conquistei clientes que me oferecem flexibilidade e fui para essa aventura.

Hoje eu sou nômade digital, você sabe O que é ser nômade digital?

Trabalho com Marketing Digital, uma das áreas mais flexíveis seja para atender os seus próprios clientes ou para abrir negócios online, conheça mais no meu site caranaue.com onde tem muitas matérias sobre o assunto.

Graças a essa flexibilidade, realizei uma longa viagem pela América do Sul no último ano passando por mais de 140 cidades em 5 meses e vou contar um pouco desta jornada por aqui, acompanhe!

E siga o projeto O Mundo em Lanches no Instagram porque em breve continuo a viagem pelo Brasil! Além de me dar uma força para seguir nessa jornada 😉

Agora voltamos à lista dos 10 imperdíveis livros de viagem. Inclusive estou escrevendo um sobre a minha viagem sozinho de moto pela America do Sul passando pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile com muitas pessoas, culinárias e histórias legais. 

Inscreva-se e acompanhe. 

Subscribe

* indicates required

10 imperdíveis livros sobre viagem: 

livros, 12 livros sobre viagem
  1. Viajando com Charley, de John Steinbeck

Autor: John Steinbeck

O vencedor do Nobel de Literatura John Steinbeck já estava com 58 anos quando decidiu viajar pelos Estados Unidos, seu país Natal, que acreditava não conhecer mais.

Junto de seu poodle Charley e a bordo do caminhonete (e casa) Rocinante, o autor percorreu o país de leste a oeste durante três meses, de Nova York à Califórnia, atravessando no caminho estados do norte, sul e meio-oeste estadunidense, em uma tentativa de fugir de sua zona de conforto. Foram 16 mil quilômetros pelas estradas americanas onde comecei muita gente e pode revistar casa canto do país, feito que ele não fazia há mais de 20 anos.

Além de um diário de viagem, a obra também retrata os Estados Unidos da década de 1960. O escritor nos põe na estrada junto a ele por seus detalhes, da descrição de cenários esplendorosos às histórias das pessoas que cruzaram seu caminho. 

Seu olhar bem humorado, nostálgico e crítico, Viajando com Charley reúne memórias e impressões de Steinbeck sobre a vida americana – especialmente de pessoas comuns e da classe trabalhadora. 

Neste link.

2. Crônicas na Bagagem 

Autores: Carina Furlanetto e João Paulo Mileski

Carina e João, jornalistas nascidos e criados no interior do Rio Grande do Sul, resolvem largar a vida imposta pela sociedade e viajar a bordo de um Sandero 1.0.

Vão ao Ushuaia para depois subir até a Venezuela e encurtar a viagem por conta do Coronavírus.

A transparência com a qual relatam as experiências vividas e sentidas é muito forte.

Dormiram boa parte da experiência no próprio carro. Passaram grandes apuros em uma viagem sem precedentes.

3. A estrada dá tudo que você precisa

Autores: Rômulo Wolff e Mirella Rabelo

“Desde o instante em que Rômulo Wolff e Mirella Rabelo abandonaram o universo corporativo, sabiam que, para ter sucesso, era preciso um ingrediente principal: compromisso. Eles decidiram se aventurar pelo mundo e, após centenas de milhares de quilômetros superados, criaram um modelo de negócio diferenciado. 

Depararam-se com inúmeros imprevistos, mas descobriram que, quando você entrega algo para a estrada, a estrada lhe retribui. Este foi o combustível que guiou o casal para o sucesso nos trabalhos que desenvolvem on-line. 

Com uma bagagem de mais de três anos viajando de carro pelo mundo, contabilizam histórias de superação, improvisação e empreendedorismo, agora compartilhadas nas páginas deste livro. Uma viagem que não tem fim.”

Clique aqui para comprar o livro “A estrada dá tudo que você precisa”.

4. A viagem de Mucuvinha: Rumo ao fim do mundo (As aventuras de Mucuvinha Livro 1) eBook Kindle 

Autor: Renan Greinert

Conheço o casal de alguns vídeos que assisto no YouTube, eles relatam casa experiência em sei canal Mundo Sem Fim, mostrando até como são os mercados na Ásia, por exemplo.

Sobre o livro.

O Mucuvinha é um macaquinho de pelúcia que, aos três anos de idade, deixou sua casa em São Paulo e saiu para fazer uma viagem pelo mundo.

Neste primeiro volume, ele conta sua aventura até o Fim do Mundo, lá no sul da Argentina. Durante sua viagem, Mucuvinha também passa pelo Uruguai e pelo Chile, e conhece personagens fantásticos pelo caminho, como piratas, aventureiros, índios, fantasmas, dinossauros e até extraterrestres.

Mucuvinha descreve, através de seus olhos de criança, todas as aventuras desta primeira etapa de sua viagem, compartilhando cada aprendizado que teve pelo caminho. Também levanta questões filosóficas sobre o estranho mundo dos adultos, tão difícil para ele de entender.

Escrito com linguagem simples e direta, este livro contém lições básicas de história, geografia e astronomia, e pode ser apreciado por pessoas de qualquer idade.

5. Viagem ao centro da terra 

Autor: Jules Verne

O cientista alemão Lidenbrock encontra um pergaminho criptografado dentro de um livro antigo. Ele decifra a mensagem e descobre que um alquimista do século XVI viajou ao centro da Terra. Acompanhado do sobrinho Axel, vai à Islândia para repetir a façanha.

6. Não conta lá em casa 

Autor: André Fran

Um programa de TV que virou livro. A propósito, muito bem escrito por André Fran.

O livro Não Conta Lá em Casa relata experiências vividas em zonas de conflito ou lugares que sofreram algum desastre natural recente.

Envolvente, divertido e muitas vezes emocionante, o livro te leva para lugares como o Iraque, o Afeganistão e a Coreia do Norte.

7. De Cape Town a Muscat: Uma aventura pela África

Autor: Guilherme Canever

Eu tenho esse sonho e pode viver um pouco neste livro já que só passei alguns dias na Namíbia e África do Sul por enquanto.

O autor do livro, Guilherme Canever, passou pela Namíbia, Ruanda, Djibuti e por muitos outros países em uma viagem imersiva pela África.

8. Dois no mundo 

Autora: Karla Larissa

Uma volta do mundo passando por mais de 20 países nos 5 continentes, é sobre isso que Karla conta no livro Dois no Mundo.

Uma fascinante experiência com relatos de tirar o fôlego.

Diversão, reflexão e as histórias com as pessoas que, ela e o Fred (seu marido), conheceram durante a viagem.

Acompanhe também as dicas de viagem que a Karla compartilha em seu blog, o Compartilhe Viagens. 

9. Cem dias entre céu e mar 

Autor: Amyr Klink

Outro sonho que tenho é velejar, então é impossível não se inspirar pelas histórias do Amyr Klink. Um cara que nunca se conformou com uma vida pasteurizada de casa, trânsito, relógio de ponto, minutos contados para tudo.

Uma vida contada por paisagens, em vivências e experiências.

No livro Cem dias entre Céu e Mar ele conta em detalhes como foi percorrer todo o Oceano Atlântico a bordo de uma canoa com uma pequena cabine, e remando, remando e remando, da África para o Brasil.

10. Mas você vai sozinha? 

Autora: Gaía Passarelli

Já pelo título né identifiquei, essa é uma pergunta que eu sempre escuto de familiares e amigos – sempre com um tom de espanto.

Viajei sozinho pela primeira vez em 2011, em um intercâmbio e, desde então não parei mais.

A liberdade da viagem começa em não ter que esperar uma outra pessoa para realizá-la. 

Voltando ao livro.

Ele é dividido por destinos e, em cada um deles, a autora começa contando a história daquela viagem, as coisas boas, divertidas, os perrengues, tudo de uma forma muito leve. E, no fim, coloca as informações mais práticas sobre o lugar e as dicas para quem quer ir sozinha.

Como ela mesma diz logo no início, não é um livro sobre lugares que você precisa ir ou outros clichês, mas sim um livro sobre não dar desculpas e viver sua própria vida. Quem já passou por isso vai se identificar!

11. Diários de Bicicleta

Autor: David Byrne

Adepto da bicicleta muito antes dela ser considerada algo cool, o ex-vocalista da banda Talking Heads nos leva em longos passeios por várias cidades, faz reflexões sobre o uso da bike como meio de transporte e suas implicações, tanto em nossa saúde quanto na infraestrutura dos centros urbanos. 

Cada capítulo de Diários de Bicicleta conta as experiências e aventuras de Byrne sobre duas rodas em cidades como Nova York, Manila, Buenos Aires, Sydney e Berlim. Neles, o autor aborda questões sobre música, história, arte, filosofia, política, urbanismo e, junto a tudo isso, argumentos lógicos a favor do uso das magrelas. 

Você definitivamente não precisa ser um adepto da bicicleta para gostar do livro, mas poderá repensar tal ideia quando chegar na última página. 

Compre agora Diários de Bicicleta

12. A Caminho do Atacama

Autor: Rômulo Provetti

Assim como eu, Rômulo viajou de moto pelo Sul da América e por isso está nesta lista com imperdíveis livros sobre viagem, claro, o conteúdo também é muito bom e você confere abaixo.

Saindo de Belo Horizonte, Rômulo Provetti atravessou Brasil, Argentina e Chile para chegar ao deserto do Atacama.

Além de dividir suas angústias, medos e conquistas durante o trajeto, Rômulo dá dicas e informações práticas para os iniciantes e enfatiza a importância de um extenso planejamento nesse tipo de viagem.

Ilustrada com belas fotos, A caminho do Atacama contagia por seu senso de aventura e consegue transportar o leitor para a garupa de Rômulo. É um prato cheio para quem sonha fazer uma longa viagem de moto – ou qualquer tipo de aventura ambiciosa! 

Bônus, é livro mas também é filme.

O 13º na lista dos livros de viagem tem que ser um dos meus favoritos:

Na Natureza Selvagem (into de wild)

Autor: Jon Krakauer

Uma história real de um jovem de uma família rica do Leste americano que resolve largar tudo e viajar antes de tocar os próximos passos da vida adulta.

Nessa experiência, Chris McCandless, não voltou. O livro tenta desvendar um pouco dos porquês de tudo isso.

Viajar é viver, ler também. Com a leitura você consegue sentir experiências inimagináveis sem sair de casa. 

Além de trazer muita inspiração e criar novos desejos.

Não esqueça de se inscrever para ler meu livro com exclusividade 🙂

E me conta nos conectados qual o livro que te fez viajar mais longe?

Tem interresse por esse assunto? Então leia As paisagens da América do Sul

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments