Parque Nacional de Aparados da Serra- Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria

Parque Nacional de Aparados da Serra- Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria

O Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria está com os dias contados no Parque Nacional de Aparados da Serra. 

Incrível e aconchegante o Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria no Parque Nacional de Aparados da Serra é a casa onde uma família vive há mais de 70 anos e se adaptaram tornando parte da casa em um café muito saboroso. 

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, sempre tive o sonho de viajar e conhecer cada porção do mundo, das culturas, das pessoas, da gastronomia… Desde meus 16 anos eu tenho essa paixão, e desde que eu comecei a acreditar nesse sonho como algo que realmente poderia acontecer, foi quando eu reorganizei minha vida, juntei dinheiro, conquistei clientes que me ofereciam flexibilidade e fui para essa aventura.

Realizei uma longa viagem pela América do Sul no último ano passando por mais de 140 cidades em 5 meses e vou contar um pouco desta jornada por aqui, acompanhe!.

Hoje trabalho com Marketing Digital, uma das áreas mais flexíveis seja para atender os seus próprios clientes ou para abrir negócios online, conheça mais no meu site caranaue.com onde tem muitas matérias sobre o assunto.

Hoje eu sou nômade digital, você sabe O que é ser nômade digital?

Uma casinha rancho de 1947 no topo do Parque Nacional de Aparados da Serra. A casa é quase um patrimônio tombado mantendo a mesma arquitetura e estilo desde que foi construída.

Fui recebido pela moça da foto que acabei esquecendo o nome.

A família é uma das únicas que ainda é dona das terras que agora fazem parte do parque nacional, eles não venderam as terras e permaneceram vivendo na região.

Uma história que se repete em todos os parques nacionais e estaduais que passei. Uma história com muitos lados.

Quem ficou com as terras reclama do valor oferecido pelo governo e hoje se vira para sobreviver do turismo já que a proteção do Ibama impede de produzir coisas que já não eram feitas antes. Nesta nem energia elétrica eles têm acesso.

Por outro lado estão mandando bem no turismo, lá comi um ótimo pastel de carne e ganhei um café depois de contar as moedas e não ter suficiente para este item.

Parque Nacional de Aparados da Serra artesanato kantu kente

Mas os dias do Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria estão contados, a justiça determina que moradores que vivem à beira de penhasco deixem Itaimbezinho, em Cambará do Sul. 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu que a posse das terras dentro do parque pertence à União e será repassada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Aparados da Serra.

Este é um caso que dura anos e, pelo que mostra essa matéria, ainda vai ficar nesse vai e vem por mais algum tempo. 

A casa enriquece muito a passagem pelo topo do Cânion Itaimbezinho com 720 metros de altura e um dos lugares mais bonitos que passei em minha viagem de moto, veja a matéria que escrevi sobre a trilha do Rio do Boi.

casa Vo Marcal e artesanato da Vo Maria
casa Vô Marçal e artesanato da Vó Maria

Na minha opinião, o Café do Vô Marçal e artesanato da Vó Maria enriquecem essa visita por manter uma arquitetura dos anos 40 praticamente intacta, enriquece também por mostrar a cultura simples do campo oferecendo quitutes artesanais deliciosos que fazem mesmo sem energia. 

Você já conheceu esse delicioso café? 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments