Açaí do Pará, o famoso açaí salgado do norte do brasil
Quando fui para Belém uma das coisas que estava mais ansioso para experimentar era a polpa de Açaí do Pará acompanhada de um delicioso peixe frito na hora e farofa d’água ou de tapioca ou as duas juntas mesmo.
E foi o que fiz depois de já ter experimentado Tucupi e Tacacá.
Informação rápida: na verdade mais de 80% do açaí vem do Pará, o que muda é a forma de comer e como a polpa é conservada para conseguir ser distribuída para todo o Brasil.
Antes de continuar, deixe eu me apresentar:
Sou Rodrigo Schmiegelow

Publicitário especializado em Marketing Digital e atualmente Nômade Digital, isso é, tenho liberdade geográfica e trabalho de qualquer lugar do mundo.
Inclusive é por isso que posso ter experiências incríveis como essa, de conhecer Açaí do Pará.
Siga o blog do Projeto O Mundo em Lanches pelo Instagram e Facebook e acompanhe todas as novidades.

Comecei essa jornada de moto pela América e vou continuar por bastante tempo.
Consegui me tornar nômade digital porque desenvolvi a Metodologia Marketing Digital 5.0 que me oferece essa flexibilidade!
Estou compartilhando um pouco deste conhecimento para pessoas que também querem ter essa flexibilidade atendendo os próprios clientes.
Aproveite o restante do conteúdo e conheça Açaí do Pará.
O que é o Açaí
O açaí é uma fruta roxa produzido pela palmeira açaizeiro.

Essa palmeira é amazônica e seu cultivo é feito em áreas nativas, manejadas ou cultivadas.
É um dos ícones da riqueza em alimentos naturais do Brasil, e não é atoa.
Esta fruta é muito famosa por seus antioxidantes e por repor energias, neste site você pode ver todos os benefícios oferecidos pelo açaí – leia aqui.
Como é o consumo do Açaí do Pará
Diferente de São Paulo, onde vivo, que a polpa do açaí que temos acesso já vem processada e com conservantes e comemos com frutas, granola, às vezes até com leite condensado e leite em pó.

No Pará eles usam a fruta fresca que chegam em temperatura ambiente, é jogada no triturador conforme demanda para extrair a polpa do açaí.
>> Se vai para o Pará você precisa conhecer a Maniçoba
>> E o suculento Arroz Paraense
A polpa já sai do triturador direto para o balde onde colocam um pouco de gelo para conservar.
Me serviram em uma cumbuca com mais algumas pedras de gelo.

Pedi o meu com peixe frito que também é feito na hora e entregue em um prato separado.
Nos quiosques também tem a opção de camarão seco, mas pelo que vi, o paraenses tem o hábito de comer o açaí com tudo, inclusive com arroz ou até mesmo no café da manhã.
Em cima do balcão onde estava comendo o meu ficam para pegar à vontade a farofa de tapioca, que são grãos maiores parecendo de isopor, a farofa d’água, além de pimenta para dar aquela aquecida no prato que é meio frio, meio quente.
O que eu achei do Açaí do Pará
Fui no mercado Ver-o-Peso onde já tinha lido que é um dos melhores lugares para experimentar essa iguaria pelo fluxo de pessoas e as opções de quiosques.
Eu gostei muito!
Lógico que o primeiro impacto é estranho já que estou acostumado a comer o açaí com frutas e granolas as poucas vezes que como, então experimentar a polpa do açaí fresca, sem conservantes, mais forte e um pouco mais salgada com um peixe frito quente então foi meio estranho no começo.
Mas depois me acostumei eu só não pedi mais um porque ainda tinha muito o que conhecer em Belém do Pará e o negócio é forte. hehe
>> Leia também: Vai para o Pará? Então conheça os 6 pratos imperdíveis da Culinária Paraense
Onde encontrar este Açaí original em São Paulo?
E se não for para lá também consegue encontrar em São Paulo (onde conheço melhor), no Quintal Paraense, um restaurante de duas irmãs paraenses que oferece este e muitos outros pratos do que experimentei em Belém do Pará, vale conferir.
Se souber alguma dica de onde encontrar em outros estados, deixe nos comentário 🙂
Já que está aqui, venha conhecer meu curso Metodologia Marketing Digital 5.0
- Comidas típicas do cerrado que você tem que provarVocê já conhece essa rica, saborosa e única gastronomia? Então veja os destaques das comidas típicas do cerrado que você tem que provar!
- requeijão sólido do Mato GrossoRequeijão sólido do Mato Grosso, umas das melhores suspresas da gastronomia do cerrado que tive na região, confira!
- Gueroba, o palmito amargo do cerradoUma das maiores surpresas gastronômicas em minha viagem para o Mato Grosso foi a Gueroba, um tipo de palmito amargo do cerrado. Saiba tudo sobre a iguaria!
- O que é Pequi, fruto típico do cerrado brasileiroO que é Pequi, um peculiar fruto típico do cerrado brasileiro, entenda por que é tão diferente e interessante e me diga o que você acha sobre este fruto