Pão de Queijo recheado de Minas Gerais
Pão de Queijo recheado de Minas Gerais

Pão de Queijo recheado de Minas Gerais

Este estado já é muito famoso por essa iguaria nada dentro, mas você já experimentou o Pão de Queijo Recheado de Minas Gerais? 

Já ouvia e acompanhava nas redes sociais há algum tempo sobre o Pão de Queijo Recheado de Minas Gerais, mas não é o recheio como o das padaria de São Paulo, com um pouco de requeijão, é tipo um sanduíche mesmo, na maioria das vezes, delicioso. 

Por que digo na maioria das vezes?

O Pão de Queijo por si só já é uma iguaria que não existe padrão, cada um tem sua receita especial, então, desde que não seja de uma marca famosa, em cada lugar que comer vai ter um gosto diferente. 

Recheado então, tem mais variação ainda. Quando um delicioso Pão de Queijo vira um sanduíche, a imaginação e os ingredientes do lugar é que fazem a diferença. 

Antes de continuar, quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário e nômade digital, desenvolvi a Metodologia Marketing Digital que aplico em meus cliente enquanto viajo para alimentar o meu projeto O Mundo em Lanches.

Você conhece a história do Pão de Queijo? 

É uma iguaria legitimamente sul-americana e foi originada a partir de uma adaptação da chipa, que era uma receita criada pelas missões jesuíticas com influência indígena e europeia. 

A chipa é típica do Paraguai e Argentina e é possível que tenha entrado no Brasil na década de 1860. 

Pão de Queijo
Pão de Queijo

E só temos registros oficiais de Pão de Queijo como conhecemos hoje em dia a partir dos anos 1950 – quase um século de transformação para que essa iguaria se tornasse essa delícia! 

Na década de 60 a receita foi disseminada por Arthêmia Chaves Carneiro, cozinheira e empresária mineira que vendia nosso famoso Pão de Queijo em diversos restaurantes pelo Estado de São Paulo. 

Conheça a culinária paulistana nesta publicação. 

É chamado de pão, mas se formos olhar bem a receita, é mais um biscoito do que um pão de fato. Para mim não importa muito e se não fosse considerado pão para transforma-lo em sanduíche, nem estaria escrevendo essa matéria. 

E se quiser aprender a fazer essa receita, segue a dica do Food and Road neste link aqui

Depois é só usar a imaginação para transforma-lo em um pão de queijo recheado de Minas Gerais (no caso, do seu estado).

Voltando ao tema da matéria 

Agora já temos o Pão de Queijo, por que me surpreendeu tanto os sanduíches com esse tradicional quitute brasileiro?  

Em minha viagem de moto por Minas Gerais comi esse lanche algumas vezes, e duas delas me surpreenderam bastante. 

Pão de Queijo Recheado com Pernil e Queijo Branco
Pão de Queijo Recheado com Pernil e Queijo Branco

Uma pelo custo benefício, fiz um café da manhã almoço em Barbacena em um pequeno restaurante comi um pão de queijo recheado de Minas Gerais com pernil e queijo branco. Que belo café da manhã almoço, o famoso brunch. 

Esse sanduíche bem servido, mais um suco de laranja natural e um café coado, custou o que eu pagaria apenas no suco em minha cidade. 

Pão de Queijo Recheado com Carne de Lata
Pão de Queijo Recheado com Carne de Lata

O segundo pão de queijo recheado de Minas Gerais que surpreendeu foi em um restaurante meio gourmet ao lado do hostel que fiquei em Capitólio, nesta caso o recheio foi com carne de lata. 

A carne de lata não era tão boa quanto a da Dona Francisquinha do Rancho Franel, mas mesmo assim, com um fina fatia de queijo branco, estava maravilhoso e recomendo para quem estiver na região. 

Se fizer a sua própria receita de Pão de Queijo Recheado, me conte nos comentários!   

Inscreva-se, acompanhe as novidades e em breve meu livro 🙂

* indicates required

Schmiegelow

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América - do Ushuaia ao Alaska - para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches, onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos. E é só o começo, o plano é conhecer o mundo e trazer tudo para você! Acompanhe!
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Forneados de Minas
Forneados de Minas
2 meses atrás

Bom dia. Aqui Sao Paulo faço um pão de queijo gourmet congelado recheado com provolone, calabresa defumada e frango com ervas. Se quiser experimentar só me chamar que levo pra você. Gostei muito de sua matéria.