Jambu, uma incrível erva paraense que dá uma sensação de dormência na boca
O jambu também e é usada em muitos dos pratos do estado.
Trabalhando em agência de publicidade tive muitos amigos de várias regiões do Brasil, então em um pós recesso de final de ano um deles levou uma cachaça de jambu para experimentarmos no trabalho.
Nos juntamos em um grupo para provar a cachaça com essa erva até então desconhecida pela maioria. Lógico, no final do expediente 😉
Com aquela técnica básica de segurar um pouco o líquido na boca provei a famosa Cachaça de Jambu que deixou minha boa impressionantemente dormente.
Então quando fui para Belém do Pará uma das coisas que mais queria era tomar essa bebida espirituosa novamente.
A gastronomia do Pará
O que eu não esperava é que o Jambu estava em quase todos os pratos.

Primeiro em uma porção de pastel que provei na Amazon Beer na Estação das Docas, logo em seguida no arroz paraense que acompanhou o peixe filhote que pedi. Estava no Tacacá, na Maniçoba e em muitas coisas que experimentei por lá.
Como é o Jambu nos pratos
A erva mesmo nos pratos que comi dava uma sensação de dormência mas um pouco mais suave do que na cachaça, que usa as flores do Jambu para curtir, o que a torna mais forte.

Mesmo mais suave, ela tem seu gosto marcante com um toque de frescor nos alimento, além de criar uma identidade local muito forte.
A cachaça de Jambu
Quando estava em Belém fui no Boteco Meu Garoto com os amigos que foram para a Ilha do Marajó – relembre – e mais um amigo francês que fizemos no hostel.
>> Leia também: na Ilha do Marajó provei a Carne de Búfalo

O Boteco Meu Garoto é o mais famoso que oferece este produto, eles têm mais de uma unidade, a que fomos estava bem movimentada.
Amigos de Cachaça
Acho que pela força da cachaça, eles oferecem uns beliscos para comer de graça, mesmo assim sai bem tonto de lá.
Além do Boteco Meu Garoto, comprei algumas garrafas da cachaça artesanal no Mercado Ver-o-Peso.
Por que a boca fica dormente?
A erva apresenta uma substância chamada espilantou que aumenta a salivação e causa a leve dormência.
Por conta disso o Jambu está sendo estudado pela indústria farmacêutica e de cosméticos, a erva pode ter um possível efeito anti-inflamatório e anestésico.

Já experimentou o Jambu? Me conta o que achou!
Leia também:
- Comidas típicas do cerrado que você tem que provarVocê já conhece essa rica, saborosa e única gastronomia? Então veja os destaques das comidas típicas do cerrado que você tem que provar!
- requeijão sólido do Mato GrossoRequeijão sólido do Mato Grosso, umas das melhores suspresas da gastronomia do cerrado que tive na região, confira!
- Gueroba, o palmito amargo do cerradoUma das maiores surpresas gastronômicas em minha viagem para o Mato Grosso foi a Gueroba, um tipo de palmito amargo do cerrado. Saiba tudo sobre a iguaria!
- O que é Pequi, fruto típico do cerrado brasileiroO que é Pequi, um peculiar fruto típico do cerrado brasileiro, entenda por que é tão diferente e interessante e me diga o que você acha sobre este fruto
- Culinária Paraense, os 6 pratos típicos imperdíveis do ParáCulinária Paraense, rica pela diversidade e identidade única, é muito influenciada pela Amazônia, nesta publicação listei os 6 pratos imperdíveis do Pará!
- Cervejaria Amazon Beer em Belém do ParáCervejaria Amazon Beer em Belém do Pará, famosa por usar ingredientes da Amazônia, fica na Estação das Doca. Aqui, conheça um pouco das cervejas e história!
Hummm deu vontade de provar! Valeu pela dica!