Carne de Búfalo é o que mais se encontra para comer na Ilha do Marajó no Pará
Até então eu nunca tinha visto carne de búfalo para vender assim, mas como comentei nessa publicação de quando fui para a Ilha do Marajó, a cidade tinha búfalos no lugar de bois e cavalos em todas as funções possíveis.
Então não tinha como não experimentar já que ainda sou carnívoro.
>> Conheça também a Estação das Docas em Belém do Pará
Os búfalos da Ilha do Marajó
São cerca de 600 mil, dois para cada habitante da ilha. Isso é o maior rebanho de Búfalos do Brasil e um dos maiores do ocidente.
São originárias da Ásia, segundo a lenda chegaram na Amazônia depois que um navio vindo da Índia naufragou perto da Ilha do Marajó.
Alguns animais que sobreviveram nadaram até a costa e resolveram viver por lá mesmo.
Alguns fazendeiros da região começaram a cuidar desses animais e viram oportunidades, então importaram mais Búfalos.
Neste outro blog também encontra um pouco dassa história, 360 Meridianos.
A culinária – Carne de Búfalo na Ilha do Marajó
Com essa história toda a região ficou conhecida pela Carne de Búfalo e pelo queijo de búfala.
Logo que cheguei por lá experimentei um prato com arroz, farofa e carne de búfalo picada.

Como estava com mais algumas pessoas, um foi experimentando o prato do outro para provarmos diferentes tipos de preparos.
Achei a carne com gosto mais forte e um pouco mais firme, se foi do preparo ou se é característica dela eu não sei pois acabei provando apenas nesta oportunidade.
Por lá também experimentei o Turú, uma larva branca encontrada nos troncos das árvores das mangueiras.

A minha estava refogada e temperada como se fosse um vinagrete, estava muito boa!
Mas o normal é comer viva, direto do tronco.
>> Leia mais sobre a rica gastronomia do Para:
– Jambu do Pará – a erva que adormece a boca
– O delicioso Arroz Paraense
– O que é Maniçoba, você já sabe?
– E o Tucupi, vale a pena conhecer
Curiosidades dos Búfalos do Marajó
Além da história interessante, os búfalos estão por todas as partes da cidade, inclusive alguns deles servem como transporte para os polícias locais.
Nesta publicação expliquei um pouco mais como foi minha experiência por lá.
Você também vai gostar de ler:
- Comidas típicas do cerrado que você tem que provarVocê já conhece essa rica, saborosa e única gastronomia? Então veja os destaques das comidas típicas do cerrado que você tem que provar!
- requeijão sólido do Mato GrossoRequeijão sólido do Mato Grosso, umas das melhores suspresas da gastronomia do cerrado que tive na região, confira!
- Gueroba, o palmito amargo do cerradoUma das maiores surpresas gastronômicas em minha viagem para o Mato Grosso foi a Gueroba, um tipo de palmito amargo do cerrado. Saiba tudo sobre a iguaria!
- O que é Pequi, fruto típico do cerrado brasileiroO que é Pequi, um peculiar fruto típico do cerrado brasileiro, entenda por que é tão diferente e interessante e me diga o que você acha sobre este fruto
- Culinária Paraense, os 6 pratos típicos imperdíveis do ParáCulinária Paraense, rica pela diversidade e identidade única, é muito influenciada pela Amazônia, nesta publicação listei os 6 pratos imperdíveis do Pará!
- Cervejaria Amazon Beer em Belém do ParáCervejaria Amazon Beer em Belém do Pará, famosa por usar ingredientes da Amazônia, fica na Estação das Doca. Aqui, conheça um pouco das cervejas e história!