Bolinhos de Algas Uruguaios são uma iguaria bem tradicional e popular em todo litoral deste país
Os bolinhos de algas uruguaios – buñuelos de alga em espanhol – começaram a ser feitos na península de Cabo Polônio, um vilarejo de pescadores protegido ambientalmente muito explorado pelo turismo por sua rusticidade e preservação da natureza – vou falar mais sobre a região.

Onde encontrar os bolinhos
Hoje em dia você pode encontrar este prato típico do Uruguai em toda extensão litorânea da província Rocha (como se fosse o estado Rocha – entenda a diferença da nomenclatura).

A primeira vez que experimentei foi em Punta del Diablo, comentei aqui, depois comi de novo em La Pedrera e vi em muitas das cidades que passei antes de José Ignacio, mais ou menos onde muda de província.

Você pode encontrar em tudo quanto é tipo de negócio, desde ambulantes na praia até restaurantes sofisticados.
Como são os bolinhos de alga uruguaios?
Os bolinhos são uma deliciosa fritura, a massa parece bastante com a do bolinho de arroz, popular em algumas partes do Brasil – com farinha, água ou leite, ovos e algum tempero.
Mas como pode imaginar, ao invés de arroz vai alga do mar fresca.
Mas algas, tipo comida japonesa?
Alguns turistas que conheci por lá comentaram ver os vendedores dos bolinhos de algas uruguaios pegando as algas na praia mesmo e fui confirmar na internet, é verdade, eles usam algas frescas lavadas, deixadas em repouso com vinagres e esperando secar depois para cortar em tiras pequenas, misturar na massa e tacar no óleo quente.

Nas receitas que vi sugerem pegar as algas bem verdes e que já se soltaram e estão próximas à praia.
No final dá certo porque esses bolinhos são deliciosos, dá vontade só de lembrar.
Se estiver indo para o Uruguai, prove essa iguaria!
Está indo para o Uruguai? Veja mais lugares por onde passei neste país maravilhoso em minha viagem de moto pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Ah! E se achar mais sobre a história dos bolinhos me avise, procurei bastante mas não encontrei.
>> Curta a página do Facebook e receba todas as atualizações: lugares, culturas, pessoas e gastronomia.
Leia também:
- A Melhor Carne de Lata, Comida Mineira, Dona Francisquinha do Rancho FranelConheça a Melhor Carne de Lata, uma deliciosa Comida Mineira feita pela Dona Francisquinha do Rancho Franel em Guaxupe, Imperdível!
- 9 Cidades Incríveis para Conhecer em Minas Gerais Viagem de MotoFiz uma viagem de moto por minas de mais de 2 mil quilômetros saindo de São Paulo e listei 9 cidades incríveis para conhecer em Minas Gerais.
- Comidas típicas do cerrado que você tem que provarVocê já conhece essa rica, saborosa e única gastronomia? Então veja os destaques das comidas típicas do cerrado que você tem que provar!
- requeijão sólido do Mato GrossoRequeijão sólido do Mato Grosso, umas das melhores suspresas da gastronomia do cerrado que tive na região, confira!
- Gueroba, o palmito amargo do cerradoUma das maiores surpresas gastronômicas em minha viagem para o Mato Grosso foi a Gueroba, um tipo de palmito amargo do cerrado. Saiba tudo sobre a iguaria!


Sou Rodrigo Schmiegelow (Schmi), publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América (acompanhe no Instagram) para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos.