O Arroz Paraense – Comida Típica do Pará
O Arroz Paraense - Comida Típica do Pará

O Arroz Paraense – Comida Típica do Pará

O Arroz Paraense foi uma das melhores experiências gastronômicas que tive no Pará

Saboroso, o Arroz Paraense acompanhava quase todos os pratos que comi quando estava neste estado com rica cultura gastronômica. 

Mesmo usando ingredientes fortes como o Tucupi, a folha de Jambu e o camarão seco, este acompanhamento tinha uma suavidade que agradou muito meu paladar. 

Ao contrário do impacto inicial de quando comi o Açaí do Pará, que comentei aqui, ou a Maniçoba, que são pratos mais fortes com textura e sabor muito diferentes do que estamos acostumados a comer em outros estados, este prato colorido têm cremosidade de risoto e aquele gosto de quero mais. 

E então, o que é o Arroz Paraense

Há várias receitas diferentes na internet, os dois ingredientes que mais se destacam são o arroz e o Tucupi, que é o caldo de mandioca que passou por um longo processo que escrevi nesta publicação. 

O camarão seco e o jambu também fazem parte desta receita, mas conseguem ser bem suavizados no preparo, ajudando mais a reforçar o sabor do prato do que roubando a atenção.  

Como encontrar os ingredientes

Para quem estiver em Belém, no Mercado Ver-o-Peso é possível encontrar com facilidade todos estes ingredientes, mas em outros estados é um pouco mais difícil por alguns serem muito específicos do norte do país.

Em minha pesquisa não encontrei a história dessa iguaria

Mas como é um prato que sintetiza toda riqueza de sabores do Pará, com ingredientes presentes em muitas receitas do norte, é fácil entender que é algo feito em priticamente todas os lares da região.

E que provavelmente surgiu naquele famoso arroz com resto dontê, juntando ingredientes disponíveis em casa para incrementar o arroz do dia seguinte.

Acho que por isso foi um dos grandes destaque para mim, já que gosto muito deste tipo de culinária que aproveita o que se tem. 

É possível achar o prato em São Paulo?

Em São Paulo você encontra o Arroz Paraense pronto para comer o no Quintal Paraense, veja mais sobre este restaurante

Você também pode gostar de ler:

>> os 6 pratos imperdíveis da culinária paraense!

>> 5 experiências imperdíveis em Belém do Pará

Schmiegelow

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América - do Ushuaia ao Alaska - para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches, onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos. E é só o começo, o plano é conhecer o mundo e trazer tudo para você! Acompanhe!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta