Comida Típica de São Paulo: Sanduíche Bauru
Sanduíche Bauru - Ponto Chic - Imagem Gordiando

Comida Típica de São Paulo: Sanduíche Bauru

Sanduíche Bauru, um delicioso lanche patrimônio do estado de São Paulo

Esse foi novidade para mim, achava que era muito mais uma jogada de marketing do Ponto Chic do que de fato o Sanduíche Bauru ser algo tradicional do Estado. Descobri que era engano meu quando fiz um quiz no stories do Instagram sobre o que é típico de São Paulo e me falaram deste saboroso sanduíche.

>> Veja outros pratos típicos de São Paulo

Sanduíche Bauru Ponto Chic
Sanduíche Bauru Ponto Chic

Ao pesquisar mais sobre o lanche descobri no Wikipedia que foi criado por Casimiro Pinto Neto, um estudante de direito vindo da cidade de Bauru no interior de São Paulo, no Ponto Chic do Largo do Paysandu em 1937, isso aconteceu depois dele ler o livreto “Livro das Mamãezinhas” e indicar para o chapeiro os ingredientes. 

Sanduíche Bauru do Ponto Chic - foto blog Gordiando
Sanduíche Bauru Ponto Chic – imagem Gordiando

Assim surgiu o sanduíche Bauru oficial, que é feito no pão francês com rosbife, queijo mussarela derretido em banho maria, picles e tomates.   

>> Conhece o Pernil do Estadão?

>> E como surgiu o Pastel de Feira?

Essa receita é credencia como um patrimônio cultural, tanto da cidade de Bauru como do estado de São Paulo, são poucos os restaurantes que usam essa receita original. É muito mais fácil encontrar as milhares de variações com queijos e proteínas diferentes, além de ser raro o uso de picles. Acho que só o tomate e o pão francês estão firmes e fortes em quase todo lugar.  

Fui duas vezes no Ponto Chic e lanche é mesmo delicioso, vale experimentar.

Leia Também

Quer saber mais sobre Comida Típica de São Paulo? Nesta publicação listei os 5 principais sanduíches da cidade e falo sobre a cultura gastronômica da região, muito diferente dos outros lugares que passei em minha viagem de moto pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches
Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches

Sou Rodrigo Schmiegelow (Schmi), publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América (acompanhe no Instagram) para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos. 

Schmiegelow

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América - do Ushuaia ao Alaska - para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches, onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos. E é só o começo, o plano é conhecer o mundo e trazer tudo para você! Acompanhe!

Deixe uma resposta