Aplicativos de viagens
aplicativos de viagem

Aplicativos de viagens

Depender dos aplicativos de viagens só me afetaram em duas ocasiões em que eu fiquei sem celular em minha viagem de Moto por 5 meses passando pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile:

A primeira foi quando as estradas de La Jaula desabaram e fiquei acampando por 4 noites em um vilarejo que não tinha sinal de celular e pouca energia elétrica.

A segunda vez foi no final da viagem, quando meu celular parou de funcionar.

Isso ocorreu logo quando a crise do COVID 19 começou a piorar e até que a alienação nesse sentido fez muito bem. Logo, não acompanhei as notícias e pude aproveitar esses dias curtindo a natureza.

7 essenciais aplicativos de viagens

Nesta matéria você vai ver 7 Aplicativos de viagens fundamentais principalmente para road trips.

  1. Google Maps
  2. iOverlander
  3. Maps.Me
  4. Booking
  5. Airbnb
  6. Couchsurfing
  7. Worldpackers e apps de voluntariado

Antes de continuar, deixe eu me apresentar.

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário nômade digital, sempre tive o sonho de viajar e conhecer cada porção do mundo: lugares, culturas, pessoas e gastronomias…

Eu tenho essa paixão por novidades desde meus 15 anos, quando surgiu o desejo de viajar. Depois de mais de 18 anos com isso apenas na cabeça eu comecei a acreditar nesse sonho como algo que realmente poderia acontecer, foi quando eu reorganizei minha vida, juntei dinheiro, conquistei clientes que me oferecem flexibilidade e fui para essa aventura.

Hoje eu sou nômade digital, você sabe O que é ser nômade digital?

Trabalho com Marketing Digital, uma das áreas mais flexíveis seja para atender os seus próprios clientes ou para abrir negócios online, conheça mais no meu site caranaue.com onde tem muitas matérias sobre o assunto.

Graças a essa flexibilidade, realizei uma longa viagem pela América do Sul no último ano passando por mais de 140 cidades em 5 meses e vou contar um pouco desta jornada por aqui, acompanhe!

E siga o projeto O Mundo em Lanches no Instagram porque em breve continuo a viagem pelo Brasil! Além de me dar uma força para seguir nessa jornada 😉

Nesta minha viagem de 5 meses de moto, que comentei algumas vezes por aqui, os aplicativos instalados em meu smartphone foram fundamentais para me oferecer segurança, conforto e flexibilidade.

Nesta matéria listo 7 aplicativos para viagens que foram indispensáveis para mim nesta primeira jornada que continuará em breve.

7 indispensáveis aplicativos para viagens

Aplicativos para viagens de geolocalização

Os três primeiros destaques são aplicativos de Geolocalização, indispensáveis em Road Trips.

Por que 3 só com este tema? Cada um tem funcionalidades diferentes, como vai ver abaixo e se complementam, desde mapas off line à dicas de outros usuários.

1- Google Maps

Aplicativos de viagens : google maps
google maps

Ele é muito útil para traçar rotas mostrando tempo médio de viagem previsto, alertando pedágios e caminhos possivelmente interditados. 

O Google Maps também tem a função offline, sendo possível baixar os mapas de uma região e seguir viagem sem ser totalmente dependente da internet – leia essa matéria que explica como ativar essa funcionalidade.

Este é um dos aplicativos para viagens mais fundamentais de todos.

O Google Maps oferece a funcionalidade de navegação, que vale muito a pena tanto pela imagem quanto pelo som.

Quando fala por som, usei bastante pelo intercomunicador no capacete da moto, sem precisar visualizar o celular. No começo é difícil mas depois que acostuma ajuda e facilita muito ser guiado apenas por áudio na moto.

Depois que o fone de ouvido quebrou, fiquei um tempão parando no meio da estrada para ver o caminho, até comprar um bom suporte e ai sim comecei a me guiar pela tela do celular.

Com certeza foi o app que mais usei, além de navegação, é possível encontrar quase todos os comércios disponíveis em cada região que passei.

2- IOverlander

iOverlander
iOverlander

Só fui conhecer depois de mais de um mês viajando, descobri quando o holandês que conheci vindo dos EUA me indicou.

Ele também funciona offline, porém o que mais me chamou a atenção é que ele oferece dicas colaborativas que outros viajantes vão atualizando no caminho. 

Ele também mostra lugares que não estão no mapa tradicional, como acampamentos selvagens.

Alguns serviços onde os proprietários podem ser menos digitalizados, como oficinas mecânicas, também aparecem no app e sempre com avaliação e dicas, em alguns casos até mesmo com o preço do serviço. 

Sendo um app muito útil.

3- Maps.Me

Aplicativos de viagens : maps.me
maps.me

Bom pra planejar viagem, porém só usei para marcar os lugares por onde já havia passado.

É um app bem intuitivo e interessante, se não estiver usando o iOverland ele pode ter uma função interessante e por isso entra na lista de aplicativos para viagens.

Essenciais aplicativos para viagens – estadia estadia

4- Booking

booking.com
booking.com

Um dos maiores marketplaces de hospedagens, nele é possível encontrar hostels, quartos de hotéis e casas de temporadas.

Por ser um aplicativo muito intuitivo, ajuda bastante quando precisa encontrar uma hospedagem.

Uma das funcionalidades mais legais desse indispensável aplicativo para viagens são os filtros, você consegue fazer filtro de preço médio, se tem wi-fi na hospedagem, estacionamento e etc, ajuda muito.

Além disso os usuários do app podem deixar opinião, ajudando na escolha final da hospesagem.

Uso muito em minhas viagens e só tive problema um vez, quando em uma cidade hippie da Argentina o recepcionista confirmou minha hospedagem mas quando cheguei no hotel não tinha vagas, neste dia tive que continuar na estrada por mais 2 horas já que não tinha mais opções de dormitórios na cidade, no final valeu a pena.

Leia também: Ficar em Hostel – Dicas de Viagem

5- Airbnb

Aplicativos de viagens : Airbnb
Airbnb

Principal aplicativo para viagens de casas de temporadas, isso é, quando um proprietário de uma casa ou quarto coloca seu espaço para locação para negociação direta.

Usei muito depois que furtaram minha moto no Uruguai.

Normalmente, por não se tratar de hotel e não oferecer muito serviços como café da manhã, o custo benefício vale muito a pena, fica um valor entre hostel com quarto compartilhado e quarto de hotel.

O app também oferece opção de filtro, me ajudou muito a encontrar lugares com estacionamento. Também me avisava sobre Wi-Fi, mas não consegui nenhuma hospedagem dessa com esse item funcionando bem de verdade.

Ao selecionar uma locação, você pode ver a opinião de outras pessoas que se hospedaram no local além de conseguir conversar com o anfitrião, função muito útil.

6- Couchsurfing

Couchsurfing
Couchsurfing

Surgiu para ajudar viajantes a gastarem menos facilitando anfitriões que tem um sofá, uma cama ou um quarto sobrando em casa deixar esse espaço disponível. 

Eu sou fã deste indispensável aplicativo para viagens, são quatro as funcionalidades básicas:

  1. Oferecer ou pedir um “sofá” para um viajante – em outras palavras, conseguir um locar para dormir sem investimento, muito mais pela experiência e troca com o anfitrião que pode ser você mesmo;
  2. Encontrar alguém para um café e falar sobre a região – se não pode hospedar ou se a pessoa do lugar que vai não tem disponibilidade de lugar para você dormir, uma opção é um encontro para dicas e quebrar o gelo da região;
  3. Encontros semanais – no app existe uma parte de eventos e em grandes cidades existem encontros semanais fixos com mais ou menos 50% de pessoas locais e 50% turistas;
  4. Hangout – essa funcionalidade pode ser ativada a qualquer momento e link você com outras pessoas que estão disponíveis para se encontrar.

Entenda mais sobre o Couchsurfing nesta matéria que escrevi, é incrível.

7- Plataformas de Trabalho “voluntário” – aplicativos para viagens

Esses aplicativos flexibilizam alguns anúncios de empregos temporários oferecidos, normalmente, por hospedagens.

Então o viajante troca serviços por hospedagem.

Também escrevi mais sobre esse app nessa matéria, vale muito a pena a leitura: O que é o WorldPackers e como funciona.

Esses foram os aplicativos que eu mais usei durante a minha viagem pela América Latina.

Leia também: Viagem pela América do Sul

Inscreva-se, acompanhe as novidades e em breve meu livro 🙂

* indicates required
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments