Deserto da Namíbia, Swakopmund

capa-rodrigo-schmiegelow-schmigo-no-deserto-da-namibia_swakopmund

Pôr do Sol e passeios pelo deserto da Namíbia na cidade de Swakopmund

Passei pelo deserto da Namíbia, mas não pela famosa Duna 45 do deserto de Sossusvlei, foi em um menor, em Swakopmund

rodovia-atras-deserto-namibia-swakopmund
Caminhão passando na rodovia próxima ao deserto da Namíbia, Swakopmund

Que confusão, no Google Maps parecia tudo tão perto. Peguei minha passagem de Cape Town para Walvis Bay e fechei um hostel em Swakopmund. Estava achando que um era do lado do outro, mas não foi bem assim, ainda mais com as poucas opções de transportes.

Este é um dos problemas de não planejar muito as viagens.

>> Também vai passar pela África do Sul? Veja algumas experiências

Avião pousou no Deserto da Namíbia

Aeroporto em Walvis Bay no meio do Deserto da Namíbia

Aterrissar no meio do deserto da Namíbia foi muito legal, descer do avião em um aeroporto que só tem areia em volta e uma pequena estrada que praticamente saia de dentro dele foi uma experiência divertida e um resumo do que seriam os próximos dias.

Estava em Walvis Bay, no litoral da Namíbia, uma cidade bem pequena que só conheci de passagem.

Ao descer do avião fui procurar transporte para Swakopmund, só tinha um tipo táxi no estacionamento do aeroporto esperando outro passageiro que reservou antes, sorte a minha que ele deixou o taxista pegar minha corrida.

>> O transporte em Windhoek, Capital da Namíbia

43 km separam as duas cidades. No caminho algumas cidades ou vilarejos pequenos com muitas casas com o mesmo padrão de construção, quase todas pareciam ter um aquecedor solar de água no teto, mas acabei não conseguindo tirar fotos.

Chegando em Swakopmund no deserto da Namíbia

por-do-sol_plam-beach_swakopmund_namibia
Pôr do Sol em Palm Beach, Swakopmund, Namíbia

Cheguei no Salty Jackal Backpackers, deixei minhas coisas e fui explorar um pouco a cidade. Peguei um lindo pôr do sol na praia Palm Beach.

por-do-sol-laranja_palm-beach_swakopmund_namibia

Primeira exploração do deserto da Namíbia

No dia seguinte preparei meu café da manhã que comprei no dia anterior em um mercado local, este hostel é backpackers (tipo para mochileiros economizarem ao máximo) e não costumam oferecer nenhuma refeição.

anja_top-model_deserto-namibia_swakopmund
Anja, minha nova amiga do hostel no Deserto da Namíbia, Swakopmund

Ainda no hostel conheci a Anja, uma jovem alemã também viajando sozinha. Conversamos um pouco e fui dar uma volta.

Estava me programando para fazer um passeio de quadriciclo pelo deserto, achava que seria a única forma de conhecer a região com um pouco de segurança, até eu voltar do lugar que fui marcar a aventura e encontrar a Anja indo caminhar no deserto da Namíbia sozinha, me convidei para ir junto e a acompanhei.

anja-e-rodrigo-schmiegelow-no-deserto-da-namibia-swakopmund
Com Anja no deserto da Namíbia, Swakopmund

E foi bem mais tranquilo do que imaginei, demos uma volta por lá, tiramos umas fotos e fomos almoçar.

>> Como fui de Swakopmund à Windhoek

Aproveitei que não fechei o passeio de quadriciclo para fazer outro passeio que queria: conhecer as comunidades locais.

Por do sol no deserto da Namíbia

Tinha combinado com minha nova amiga de pegar o pôr do sol no deserto da Namíbia mais para o final do dia.

Voltei do meu passeio correndo para descarregar a memória da câmera de fotos e chamá-la para irmos. Ela titubeou um pouco mas quando eu estava saindo resolveu ir junto.

mulher-sozinha_deserto-da-namibia_swakopmund_namibia
Anja na vastidão do deserto da Namíbia, Swakopmund

Caminhamos um pouco pelas areias do deserto que tinha o acesso bem perto do hostel, nos acomodamos em um lugar e curtimos o maravilhoso pôr do sol vermelho por entre as dunas.

E o melhor de tudo é que a Anja gostava de aparecer nas fotos e pediu para ser minha modelo enquanto o sol baixava, foi a melhor modelo até hoje.

maravilhoso-por-do-sol-no-deserto-da-namibia-com-modelo-swakopmund
Pôr do Sol no deserto da Namíbia, Swakopmund

A sensação neste deserto não se repetiu como em minha experiência nos Lençóis Maranhenses, talvez por estar muito próximo da cidade e vendo a rodovia de longe, mas ainda assim estar no meio daquele lugar gigantesco cheio de areia vendo um lindo pôr do sol com uma nova amiga curiosa sobre a vida e interessada em conversar muito, foi incrível e renovador.

>> Mais abre a Namíbia

>> Dicas de viagem

Rodrigo Schmiegelow em O Mundo em Lanches

Sou Rodrigo Schmiegelow (Schmi), publicitário nascido em 86. Gosto de viajar e conhecer novos lugares e culturas desde os 11 anos. Passei pelo Canadá, África do Sul e Namíbia e agora estou em uma viagem de moto sozinho pela América (acompanhe no Instagram) para conhecer lugares, pessoas e gastronomia regional simples para o meu projeto O Mundo em Lanches onde vou transformar essas experiências em lanches deliciosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *